Análise e discussão dos resultados

Os dados foram coletados a partir de entrevistas com 11 profissionais de enfermagem. Os membros foram identificados com pseudônimos de flores, cujas caracterizações estão apresentadas no Quadro 1. Essa medida foi tomada visando atender às questões éticas de prevenção da identidade dos sujeitos.

Quadro 1 – Caracterização dos sujeitos da pesquisa

Nome

Sexo

Idade

Girassol

Masculino

23

Tulipa

Feminino

45

Orquídea

Feminino

29

Violeta

Feminino

30

Lírio

Masculino

26

Jasmim

Feminino

46

Cravo

Masculino

35

Margarida

Feminino

39

Rosa

Feminino

32

Azaléia

Feminino

41

Rosa menina

Feminino

28

· Satisfação Profissional

Todos os entrevistados nesse quesito declararam que na sua profissão sentem-se satisfeitos e alegres. Pelos seguintes motivos: dedicação, realização, reconhecimento, satisfação, por contribuir com o bem estar, cura, prazer, afinidade, salvar, amenizar, sofrimento, como podemos verificar através dos depoimentos abaixo:

“Sim. A melhora clinica do paciente, a sua alta, a cura de um paciente”. (Margarida)

“Sim. A maior alegria é o reconhecimento do seu trabalho, bem como a melhora do paciente junto com a sua satisfação do atendimento prestado”. (Cravo)

"Satisfação no Trabalho pode ser definida como um estado emocional agradável ou positivo, que resultou da avaliação de algum trabalho, ou de experiências no trabalho". MARTINS (1985).

O homem avalia suas experiências no trabalho utilizando a bagagem de atitudes, crenças e valores que traz consigo o que resulta em um estado emocional que, se agradável, produz satisfação, se desagradável, leva à insatisfação.

· Influência do humor do paciente na sua evolução

Com unanimidade os entrevistados declaram que o humor do paciente interfere sim na sua evolução, a partir do momento em que eles observam melhora em pacientes Alegres, otimistas, sorridentes, confiantes, com boa auto-estima, força de vontade, espírito de luta, aprendizagem, igualdade, resistência, bom humor e fé, evidenciados nos seguintes depoimentos:

“Claro. O paciente com humor elevado produz substancias que amenizam o sofrimento e fortalecem o sistema imunológico ajudando na terapêutica, reduzindo assim os dias de hospitalização”. (Violeta)

“Com certeza, o bom humor, a alegria revigoram os sentidos, fortalece a alma, tornando-o mais otimista e influenciando diretamente na sua melhora”.(Tulipa)

“Com certeza. Existem explicações fisiológicas sobre a influência do humor um bom prognóstico do paciente. A alegria, expressada no sorrir é a mais fácil de perceber, os pacientes demonstram mais confiantes e acabam esquecendo do seu estado de doença”. (Rosa)

O resultado acima está evidenciado na citação de McGhee (1983) O riso tem uma série de efeitos mesuráveis. Um ataque de riso aumenta atividade do sistema nervoso autônomo, elevando a freqüência cardíaca, a transpiração e a tensão muscular. Quando paramos de rir os músculos relaxam e o batimento cardíaco e a pressão sanguínea caem para níveis para abaixo do normal, sinais de relaxamento. Evidentemente, o riso pode acalmar as pessoas. Alguns psicólogos acreditam que ele melhora saúde e prolonga a vida.

É de extrema importância perceber o valor existente na melhora do humor para recuperação dos pacientes, porque se percebe que num surto de alegria há presença de alterações fisiológicas que resultam na melhora do paciente.

· Formas de motivação da família para com o paciente

Os entrevistados disseram que a família pode motivar o paciente das seguintes formas: dando carinho, conhecimento, recuperação, motivação e conforto, amparo, fortalecimento, harmonia, interação, esperança, apoio, confiança, família paciente, amor e presença, como relatam os depoimentos abaixo:

“Dando apoio, dando carinho, estando presente nos exames, mostrando que está junto”. (Girassol)

“Tanto motivar como desmotiva. A presença de um familiar interessado e que ajuda neste acompanhamento faz com o que este paciente se sinta mais confortável e amparado”. (Jasmim)

“Sim. A família pode motivar o paciente durante as visitas, proporcionando momentos de prazer, conforto e confiança, um paciente motivado, acredita na equipe cuidadora e na terapêutica prestada, reduzindo assim os dias de hospitalização ou fazendo esses dias melhores”. (Cravo)

Esses relatos condizem com Martins (1992, p.56) destaca que as pessoas se fortalecem muito com o apoio dos familiares e dos amigos, ressaltando ainda que tem certeza que ficou curada porque todos a apoiaram e a ajudaram, [...] as pessoas precisam saber que o paciente precisa de presença, da amizade, ajuda, afeto e verdade, pois tem mais de 80% de possibilidade de cura se tiver ao seu lado a presença de pessoas que ama e em quem confia”.

Foi possível perceber o quanto a família é relevante neste processo de recuperação do paciente, uma vez este procura apoio e forças nas pessoas mais próximas, nos momentos mais difíceis.

· Motivos que levam a equipe de enfermagem a dá um bom atendimento

Os entrevistados responderam que trabalham com satisfação no atendimento ao paciente a partir de: problemas superados, salário, realização, reconhecimento, boas condições de trabalho, qualificação, motivação, vontade, profissionais, identificados nos depoimentos abaixo:

“Focando sempre no seu objetivo, que é a melhora do paciente, deixando que os problemas pessoais e com a equipe sejam superados, e com isso não interferindo no tratamento dado ao paciente”. (Lírio)

“O principal é gostar de ser da Enfermagem, o ser Enfermeiro, o ser Técnico de Enfermagem”. (Azaléia)

“Precisa se valorizar quanto equipe, ter melhores condições de emprego, salário, redução de carga horária e um melhor redimensionamento do pessoal. Assim, pode-se ofertar um cuidado de qualidade e humanizado.” (Margarida)

Esses depoimentos corroboram com Locke: “Satisfação no Trabalho pode ser definida como um estado emocional agradável ou positivo, que resultou da avaliação de algum trabalho, ou de experiências no trabalho”.

Diante do exposto observamos que, quando juntamos os fatores que promovem a satisfação profissional, o trabalho da equipe de enfermagem é mais produtivo e satisfatório ao paciente.

· Conhecimento do trabalho dos Doutores da Alegria

Os entrevistados conhecem o trabalho dos Doutores da Alegria e afirmam que eles conseguem mudar o humor dos pacientes deixando-os alegres, felizes, amorosos, e que este é um trabalho, fantástico, interessante, prático, importante e que beneficia a saúde.

“Sim, é um trabalho que exerce uma energia de otimismo e positivismo, que contagia o paciente, interferindo na sua melhora positivamente”. (Orquídea)

“Conheço e trabalho em uma Instituição que existe os "Terapeutas do riso". é uma equipe que trabalha com amor e alegria, melhorando o humor dos pacientes”. (Violeta)

O trabalho dos Doutores da alegria tem como objetivo principal “(…) usar o conhecimento, arte e sensibilidade para avaliar a necessidade da criança e colocar esses conhecimentos a seu dispor”.

Seu trabalho realiza atividades divertidas como: injeção da alegria, extração do mau humor e transplante de nariz vermelho. Esse projeto tem como tema “Campanha do riso”, o nome tem como a palavra chave o riso, pois para Menezes (1974), “o riso é um evidente sintoma da saúde física e mental, individual e coletiva”.

Esse projeto é de grande importância por considerar que a criança/paciente hospitalizado necessitam de ações que possam miniminizar o estresse e assim contribuir para que a hospitalização interfira o mínimo possível em seu desenvolvimento, contribuir para diminuir o receio dos pacientes em relação aos profissionais da saúde e aos procedimentos técnicos realizado pelos mesmos, ajuda também a resgatar a alegria e a vontade de viver dos pacientes hospitalizados.

· Situações e/ou casos que trazem satisfação ao profissional de enfermagem

Todos os profissionais, nesse quesito, afirmaram que situações como a alta hospitalar, um bom prognóstico, evolução, esforço, disposição do paciente trazem satisfação profissional, além da boa relação com a equipe de trabalho. Como relatam os depoimentos abaixo:

“A melhora de um paciente que estava desacreditado”. (Rosa Menina)

“A melhora do paciente seguida de sua alta. Ou se não tiver mais condições terapêutica de um prognóstico bom, fazer sempre o melhor”. (Margarida)

“Quando vemos pacientes críticos e com prognósticos ruins, saírem ilesos. E quando os mesmos voltam para nos agradecer, ou quando deparamos com pacientes portadores de transtornos mentais tendo autonomia para conviver “normalmente” em sociedade.” (Cravo)

“A satisfação do profissional em assistência primária à saúde esteve diretamente associada com a melhor qualidade da relação com o paciente e com uma expectativa prognostica mais favorável” (HALAL, 1994).

Notamos que a boa relação entre o paciente e os profissionais de saúde, é de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho, atingindo metas e satisfazendo as expectativas de ambos.

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