CONCLUSÃO

Diante do presente estudo podemos notar que a alegria é uma emoção necessária na área hospitalar, pois é um ambiente muito estressante, onde envolve profunda adaptação das pessoas. Contudo pode ser amenizada pelo fortalecimento de certas condições como: presença dos familiares, disponibilidade afetiva por parte dos profissionais de saúde, informação, atividades recreativas, entre outras.
Vale ressaltar que são necessárias habilidades no desenvolvimento dessas emoções pelos profissionais de saúde, respeitando os sentimentos negativos do paciente, considerando também a verdade e a transparência otimista no relacionamento.

Nas entrevistas realizadas com profissionais de enfermagem, a opinião foi unânime no que se refere à importância do bom humor e otimismo para salvar ou até mesmo amenizar o sofrimento do paciente, em função disso é necessário que principalmente os acadêmicos conheçam e desenvolvam técnicas de comunicações terapêuticas, para utilizações dessas habilidades no desempenho de sua vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário