Metodologia

A elaboração desse estudo teve por base a pesquisa descritiva explorativa fundamentada na abordagem qualitativa, sendo escolhida esta abordagem, por melhor adequar a análise do objeto e dos objetivos desse estudo que teve como campo empírico Saúde emocional de profissionais e pacientes.

Essa pesquisa foi realizada em várias localidades, em Salvador-BA, durante o mês de abril de dois mil e nove. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais de Enfermagem de ambos os sexos, cuja amostragem foi por conveniência e artigos, selecionados por contemplarem a temática abordada.

Os profissionais foram identificados com pseudônimo de flores, sendo eles: Girassol, Jasmim, Violeta, Orquídea, Lírio, Azaléia, Cravo, Margarida, Tulipa, Rosa e Rosa Menina. Essa medida foi tomada visando atender a um imperativo ético de preservação da identidade dos sujeitos.

Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada, constando 6 questões subjetivas. Os dados obtidos foram gravados em MP4, com autorização dos entrevistados, visando o registro fidedigno das falas.

A análise e discussão dos resultados foram feitos através da transcrição das falas e leitura e dos depoimentos, sendo agrupadas sob a forma de categorias, de acordo com as similaridades das respostas dos entrevistados, destacando-se as seguintes: Satisfação profissional; influência do humor do paciente na sua evolução; formas de motivação da família para com o paciente, motivos que levam a equipe de enfermagem a dá um bom atendimento; conhecimento do trabalho dos Doutores da Alegria e situações e/ou casos que trazem satisfação ao profissional de enfermagem.

Em cada categoria foi possível estabelecer um parâmetro entre o depoimento dos sujeitos da pesquisa e o referencial utilizado para realização desse estudo, com o objetivo de realizar reflexões criticas no momento de associar a opinião dos enfermeiros com os achados da literatura pertinentes á categoria aborda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário